O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é apenas um registro numérico correspondente a cada cidadão brasileiro, cuja principal função consiste em fazer um registro das movimentações financeiras e dívidas de cada pessoa.
Por isso, se você quer saber como consultar as dívidas no CPF, leia este artigo até o final que vamos te falar tudo sobre isso.
Consultar o CPF pela internet?
Atualmente, o principal canal para consultas das dívidas via CPF é pelo SPC e Serasa, canais oficiais onde as empresas normalmente inserem os CPFs de cidadãos que deixaram de arcar com as suas dívidas, em alguma compra ou financiamento.
Se você ficou curioso e quer obter maiores informações sobre a forma como é feito o processo de consulta da situação do CPF, confira a seguir tudo o que precisa saber e verifique se o seu nome está limpo na praça!
Como consultar dívidas no CPF: Como um CPF é obtido?
Como apontado na introdução deste artigo, o CPF é como uma espécie de código único em que todo cidadão consegue adquirir todos os tipos de produtos, ou solicitar linhas de créditos junto a bancos, lojas, financeiras, etc.
Além disso, é importante dizer que, desde 2015, todos aqueles que nascem em todo o território brasileiro, já recebem o número do CPF no registro do bebê..
E quanto aos nascidos antes deste período, só conseguirão a emissão do CPF indo diretamente a uma agência dos Correios, da Caixa Econômica, ou em qualquer unidade de atendimento ao cidadão do seu município, o que também pode ser feito facilmente.
Como consultar dívidas no CPF: Conhecendo o SPC

Para quem ainda desconhece o que significa a sigla SPC, saiba que é uma sigla que se refere ao Serviço de Proteção ao Crédito, que nada mais é do que registro nacional responsável por reunir os dados de informações de crédito dos cidadãos.
Assim, estes dados são organizados seguindo as determinações do Código de Defesa do Consumidor para maior segurança de todos os envolvidos.
Desta forma, o banco de dados do SPC é alimentado por lojistas e demais associações comerciais de todo o Brasil, e é justamente nesse tipo de sistema que as empresas fazem consultas para saber se você pode receber uma linha de crédito, ou não.
Ou seja, se você vier a atrasar alguma dívida, ou simplesmente deixar de pagá-la por qualquer razão que seja, o seu nome irá automaticamente para o SPC e ficará “sujo”.
Caso isso aconteça, você ficará impedido de conseguir linhas de crédito com bancos, financiamentos ou empréstimos.
Como consultar dívidas no CPF: e o Serasa Experian?

Neste caso, o Serasa Experian tem uma configuração um pouco diferente do SPC, afinal, ele foi construído como empresa privada, apesar de também reunir dados de lojas, financeiras, bancos e demais estabelecimentos comerciais.
Assim, nesse tipo de sistema é possível saber via CPF:
- Se a pessoa passou algum cheque sem fundos;
- Se possui algum débito vencido em alguma empresa;
- Contas não pagas;
- Protestos de títulos (exemplos: notas promissórias);
- Entre outros tipos de registros oficiais e públicos que tenham relação com a atual situação de crédito do cidadão consumidor.
Vale lembrar, no entanto, que, caso o seu CPF venha a ser registrado no Serasa por alguma das razões listadas anteriormente, o seu nome ficará “sujo” e não conseguirá linhas de crédito.