Como conseguir empréstimo para negativado

Como conseguir empréstimo para negativado é o que muitos brasileiros se perguntam.

Afinal, com a crise que atingiu o Brasil, muitos trabalhadores perderam seus empregos, deixaram de pagar seus compromissos e ficaram negativados. 

Nestes casos, tudo que é preciso para regularizar a vida financeira é de dinheiro e ter o nome sujo na praça não ajuda em nada.

No entanto, existem 4 formas de conseguir empréstimo para negativado. Confira!

Como pegar empréstimo estando negativado

1. Empréstimo para negativados

Na contramão da prática do mercado, algumas financeiras disponibilizam crédito pessoal para negativado através de um processo que promete ser simples e rápido.

O processo de solicitação de empréstimo pode ser feito online, apenas se cadastrando e enviando os documentos pedidos pelas plataformas, por e-mail. 

O retorno sobre a aprovação do crédito costuma ser enviado em até 48 horas para os seus clientes. Ou seja, é possível conseguir empréstimo pessoal mesmo estando negativado, sem precisar sair de casa.

Vale lembrar que a solicitação passa por uma análise de crédito feita pela financeira e que existem alguns pré-requisitos básicos:

  • Ter idade mínima de 18 anos
  • Comprovar renda 
  • Ser correntista de alguma instituição financeira

2. Empréstimo consignado

Outra opção para negativados é o empréstimo consignado, disponível apenas para:

  • aposentados, 
  • pensionistas do INSS,
  • servidor público ou funcionários com a empresa conveniada à Caixa Econômica.

O empréstimo consignado pode ser solicitado por qualquer pessoa que cumpra essas exigências, ainda que estejam negativadas.

Vale lembrar que, nesta modalidade de empréstimo consignado, o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício dos aposentados ou pensionistas. 

Assim, como o pagamento é garantido, os bancos costumam praticar taxas de juros bem abaixo das do mercado.

Outra novidade disponibilizada pela Caixa Econômica é a possibilidade de usar o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) para pagamento do empréstimo consignado em caso de desemprego.

3. Empréstimo com garantia no veículo

Também conhecido como refinanciamento de veículo, nesta modalidade de empréstimo o carro é colocado como garantia do pagamento da integralidade do empréstimo. 

Ou seja, em caso de não pagamento, o credor poderá tomar o automóvel.

Em razão da garantia, este tipo de empréstimo possui taxas mais baixas se comparadas ao crédito para negativado, já que reduz os riscos de seu credor ter que arcar com os prejuízos pela sua falta de pagamento.

O valor do empréstimo concedido costuma ser proporcional ao valor de seu veículo, variando de 50% a 90%, de valor de acordo com cada instituição financeira. 

Vale lembrar, no entanto, que ter um veículo para fazer a garantia de pagamento não significa que o empréstimo será aprovado automaticamente.

Afinal, assim como os outros empréstimo, esse crédito também passa por análise de crédito, podendo ser negada a sua liberação.

4. Refinanciamento de imóvel

Essa é uma modalidade de crédito pessoal bem semelhante da mencionada acima, com apenas uma diferença: em vez do veículo entrar como garantia, o imóvel fica com essa função.

O refinanciamento do imóvel, também conhecido como hipoteca, tem taxa de juros reduzidas justamente pelo fato do banco possuir uma garantia de pagamento.

Desta forma, para que um cliente possa solicitar este tipo de empréstimo pessoal, é preciso ter um imóvel em seu nome, com as suas parcelas devidamente quitadas.

Assim, como a garantia do pagamento é maior, o valor do empréstimo concedido também é superior e bancos como a Caixa Econômica Federal costumam conceder empréstimos de até 60% do valor do imóvel.

Vale lembrar que nenhuma modalidade de empréstimo exige o pagamento de valores antecipados para aprovação. Por isso, é importante estar alerta para não cair em golpes, e em vez de resolver o problema através de um empréstimo para negativado, perder os poucos recursos que ainda se tem.